Ultimas Noticias

Oposição se fortalece no Maranhão

Written By Unknown on sexta-feira, 19 de outubro de 2012 | 21:35

Flavio Dino com seu amigo Tema eleito em Tuntum

A oposição no Maranhão, diga-se Flavio Dino esta cada vez mais forte. Depois das eleições municipais do dia 07 de outubro, o senário politico teve uma grande mudança, pois a oposição ganhou em municípios importantes e com políticos preparados, como Dr Ribamar Alves PSB em Santa Inês, Dr Tema PSB em Tuntum, Tratorzão PP em São Domingos do MA, Capitão Otsuka PT Grajau, Leo Coutinho PSB Caxias, Madeira PSDB Imperatriz, Rochinha PSB em Balsas, Dr Antônio Carlos PSB Colinas, entre outros que estão prontos porá dar sustentação a candidatura do Flavio Dino. Na capital do estado o candidato Edivaldo Holanda Junior que venceu o primeiro turno com 36,34% dos votos é apoiado pelo Dino e tem grande chance de vitória.
A oposição nunca teve tão forte no Maranhão como esta agora com nomes de ponta da politica se firmando e mostrando que o caminho é a renovação também no estado.

Banco do Brasil abre concurso para preencher vagas no Maranhão

A partir desta sexta-feira (19), estarão abertas as inscrições para a seleção externa 2012/2013 do Banco do Brasil S.A. (BB), para a formação de cadastro de reserva da Carreira Administrativa, no cargo de Escriturário. Conforme consta em edital publicado no Diário Oficial da União, na presente data, as oportunidades, quando disponíveis, serão para atuar nos Estados do Acre, Amapá, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e Sergipe, bem como parte dos Estados do Amazonas e de Santa Catarina.

Entre as vantagens apresentadas pela instituição financeira estão a remuneração de R$ 1.892, a possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional, participação nos lucros ou resultados, nos termos da legislação pertinente e acordo sindical vigente e possibilidade de participação em planos assistenciais e previdenciários complementares.

Os convocados atuarão na comercialização de produtos e serviços do Banco, atendimento ao público, atuação no caixa (quando necessário), contatos com clientes, prestação de informações aos clientes e usuários, entre outras atividades previstas, tudo em jornada semanal de 30h e contrato sob regime celetista.

De acordo com o BB, neste certame ficam asseguradas as admissões, conforme necessidade de provimento, dos candidatos classificados nas Seleções Externas 2011/001, 2011/002 e 2011/003 até o término de suas vigências (04/03/2013, 29/04/2013 e 28/09/2013, respectivamente).

Só podem concorrer à seleção profissionais que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e que tenham idade mínima de 18 anos completos até a data da contratação.

A informação é de que os interessados terão de hoje, 19, até às 14h de 5 de novembro para garantir participação na concorrência, por meio do preenchimento de formulário no endereço eletrônico www.concursosfcc.com.br e/ou nos postos de inscrição credenciados pela organizadora (endereços no Anexo III do edital), das 9h às 12h e das 13h às 17h de segunda a sexta-feira.

Segundo a Fundação Carlos Chagas, responsável técnica e operacional pelo certame, todos os participantes farão prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, composta por 30 questões de conhecimentos básicos e 30 de conhecimentos específicos, bem como prova discursiva (redação), de caráter eliminatório. Ambas estão previstas para o dia 13 de janeiro de 2013, na parte da manhã, nas cidades indicadas na tabela constante no Anexo I.

Os candidatos serão classificados por Macrorregião e por Microrregião, de acordo com a sua opção no ato da inscrição.

Maranhão registra o menor número de divórcios entre 2000 e 2010

O Maranhão é o estado brasileiro que registrou o menor índice de divórcios, entre os anos de 2000 e 2010. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar disso, o número de casais que se declararam separados nesse período, aumentou mais de 200%.
A Defensoria [Pública] é um dos caminhos para quem procura oficializar o fim do casamento. “O divórcio é uma procura constante, assim como ações por alimentos, investigação de paternidade e isso tem aumentado. A gente sabe que estatísticamente tem havido uma procura bem maior por este tipo de serviço”, explicou Fabíola Barros, corregedora-geral da Defensoria Pública do Estado.
O número de pedidos de divórcios feito de janeiro até agora (2.793) na Defensoria ultrapassou a quantidade registrada em todo o ano passado (2.287). Esse aumento também foi constatado pelo IBGE. Enquanto no Censo de 2000 se declararam divorciados 19.474 homens e mulheres, na última estimativa do órgão, esse número subiu para 63.169 pessoas, um crescimento de 224%.
Apesar desse crescimento, o Maranhão ainda é o último estado onde os casais menos se separam no país, segundo o IBGE. Para a defensora pública, nos últimos anos a legislação deixou de ser mais rígida com os processos de separação e pode ter contribuído para a maior procura pelo divórcio. “Com as alterações legislativas você pode se divorciar dentro do próprio cartório pela via administrativa, independente da presença do juiz, caso um casal esteja em comum acordo e não tenham filhos menores. E também a alteração da própria Constituição que parou de exigir o prazo de dois anos de separação de fato, também fez com que o processo, se ele for movido pela via judicial, seja mais rápido”, acrescentou a defensora pública.
Uniões formalizadas
Além de ter o menor número de divórcios, por outro lado o Maranhão também registrou um crescimento muito grande no número de pessoas que resolveram formalizar a união. Segundo o IBGE, de 2000 para 2010, mais de 279 mil pessoas casaram aqui no Estado.
Seu Waltercílio Goiabeira e Dona Maria de Jesus são exemplos de família feliz. Quanto mais o tempo vai passando, mais eles fortalecem a união. Os dois têm 78 anos de idade e estão juntos e casados há 54 anos. “O aprendizado que a gente teve com nossos pais, a vivência deles, isso aí nos ajudou muito e serviu de exemplo para a gente conseguir emplacar estes 54 anos”, disse Waltercílio.
Para se manter tanto tempo junto, a história de vida desse casal é marcada pelo carinho, confiança e pelo diálogo. “Se a gente tiver uma dúvida durante o dia, a partir das 18h essa dúvida termina e a gente continua bem, porque a gente conversa, temos uma conversa íntima e acabou-se o desentendimento”, afirmou a aposentada Maria de Jesus Goiabeira.

Lobão apresenta melhora e deve deixar hospital até segunda-feira

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, deve deixar até a próxima segunda-feira (22) o hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde está internado desde a tarde desta quinta (18). A informação é da assessoria do ministro.
De acordo com a assessoria, Lobão foi diagnosticado com uma infecção bacteriana. O ministro começou a sentir febre e mal-estar na segunda-feira (15), depois de participar de um evento em Manaus (AM).
Na quarta-feira (17), Lobão chegou a fazer uma série de exames no Hospital Brasília, no DF, mas a família decidiu que ele deveria ir para a capital paulista, por causa da morte do assessor Alexandre Jucá, que faleceu na capital federal pelos mesmo motivos.
O ministro passou ontem por momentos difíceis, quando sua pressão arterial chegou a 6 por 8.
Edison Lobão já apresentou melhora e não tem mais febre. Ele está recebendo tratamento para combater a infecção. A assessoria do hospital Albert Einstein deve divulgar ainda nesta sexta (19) um novo boletim sobre o estado de saúde do ministro.

Em São Luis Ibope aponta vantagem de candidato do Flavio Dino



Pesquisa realizada\ pelo Ibope, solicitada pela TV Mirante, apontou o candidato Edivaldo Holanda (PTC) que tem apoio do presidente da EMBRATUR, Flavio Dino com 49% dos votos. Já o candidato à reeleição João Castelo (PSDB) contabilizou 39% das escolhas dos eleitores. A diferença é de 10 pontos percentuais.
Votos brancos e nulos contaram 6% dos votos. Eleitores indecisos ou que preferiram não responder, também, somou 6%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
VOTOS VÁLIDOS
A pesquisa revelou, também, que o candidato Edivaldo Holanda (PTC) soma 55% dos votos válidos. Já o candidato tucano João Castelo somou 45% das intenções de voto.
A pesquisa foi realizada no período de 16 a 18 de outubro, ouviu 805 eleitores em São Luís, sendo registrada do Tribunal Regional Eleitoral com o código MA-00538/2012.

Índios interditam EFC no MA

Written By Unknown on quarta-feira, 3 de outubro de 2012 | 00:30

Um grupo de índios Guajajara interditou, por volta das 9h20 desta terça-feira (2), o quilômetro 289 da Estrada de Ferro Carajás (EFC), trecho que compreende os povoados Mineirinho e Auzilândia, ambos pertencentes a Alto Alegre do Pindaré, cidade localizada a 340 quilômetros de São Luís.
De acordo com a assessoria da Vale, os indíos protestam contra uma portaria da Advocacia Geral da União (AGU) que proíbe a ampliação de terras indígenas já demarcadas e a comercialização ou arrendamento de qualquer parte desses territórios.
Segundo nota distribuída pela mineradora, todas as operações ferroviárias da EFC estão paralisadas e a viagem do trem de passageiros com destino a São Luís será interrompida. Todos os passageiros deverão desembarcar em Açailândia, através de um ônibus disponibilizado pela empresa.
No documento, a Vale afirma que a reivindicação não tem relação direta com a mineradora e que repudia quaisquer manifestações violentas que coloquem em risco seus empregados, passageiros, suas operações e que firam o Estado Democrático de Direito. Informa ainda que acionará ‘todos os meios legais para responsabilizar os invasores civil e criminalmente’.

Prefeito de Vargem Grande é acionado por desvio de recursos públicos da saúde

 A Promotoria de Justiça da Comarca de Vargem Grande ajuizou, em 27 de setembro, Ação Civil Pública contra o prefeito do município, Miguel Rodrigues Fernandes, o Dr. Miguel (PMDB), a ex-secretária municipal de saúde, Conceição de Maria Mesquita de Mesquita, a atual secretária municipal de saúde, Shirlândia das Dores Marinho Sousa, a tesoureira municipal, Joana Darck Pereira Costa e o diretor da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Vargem Grande, Luis Henrique Costa Freire, por ato de improbidade administrativa por desvio de recursos públicos.
O prefeito de Vargem Grande, Dr. Miguel (PMDB), e mais quatro gestores do município foram acionados pelo MP.

O valor desviado de R$ 240.364,95 mil integrava o Fundo Municipal de Saúde (FMS) e deveria ser empregado para tratamento de pacientes com problemas oftalmológicos. Os recursos foram repassados em agosto de 2010 pelo Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (FAEC) do Governo Federal, que seria destinado a procedimentos ambulatoriais e autorização de tratamentos de alta complexidade em pacientes com glaucoma.
Pelo convênio, caberia à APAE realizar os procedimentos oftalmológicos. Porém, o Departamento Nacional de Auditoria do SUS verificou, em outubro de 2011, que na época a instituição não realizou nenhum atendimento oftalmológico. Mesmo assim, a tesoureira, a atual e a ex-secretária de saúde de Vargem Grande movimentaram o dinheiro do convênio e pagaram pelos serviços médicos não realizados. O MPMA questiona também o prefeito, que é médico, por não supervisionar as movimentações, especialmente as relacionadas à sua área de formação profissional.
“A quantia significativa desviada do erário público, representa o descaso com a saúde pública local, considerando que nenhum paciente acometido de glaucoma foi atendido, situação que revela a insensibilidade, a irresponsabilidade, a desonestidade, entre outras apreciações, com o patrimônio público e as pessoas destinatárias do atendimento médico referenciado, acentuando, aqui, que essas pessoas são pobres, excluídas, e que, em regra, não são alcançadas pelas políticas públicas, como a política pública de saúde”, questiona o promotor de justiça Benedito de Jesus Nascimento Neto.
O MPMA pediu à Justiça a determinação, em caráter liminar, da indisponibilidade dos bens dos réus, inclusive, dos imóveis e automóveis. Além disso, o promotor de justiça Benedito Neto requer a condenação do prefeito Miguel Rodrigues Fernandes a perda do mandato e suspensão dos direitos políticos por oito anos, pagamento de multa no valor de R$ 490.729,90 mil e ressarcimento de R$ 84.127,73 mil ao FMS.
Também solicita a condenação de Conceição de Maria Mesquita à suspensão dos direitos políticos por oito anos, perda do cargo de vice-prefeita, pagamento de multa civil de R$ 240.364,95 mil e ressarcimento de R$ 84.127,73 mil; perda do cargo de secretária municipal de saúde de Shirlândia das Dores Marinho, suspensão dos direitos políticos por oito anos, pagamento de multa civil de R$ 240.364,95 e ressarcimento ao FMS de R$ 24.036,45 mil; perda do cargo de tesoureira de Joana Darck Pereira, suspensão dos direitos políticos por oito anos, pagamento de multa civil de R$ 240.364,95 mil e ressarcimento ao FMS de R$ 24.036,45 mil; o diretor da APAE Luis Henrique Costa Freire de suspensão dos direitos políticos por oito anos, pagamento de multa civil de R$ 240.364,95 mil e ressarcimento ao FMS de R$ 24.036,45 mil.
As informações são do MPMA.
 
| |
© 2011. Blog do Gilvan Ribeiro - direitos reservados