Ultimas Noticias

Vereador é brutalmente assassinado em Barra do Corda

Written By Unknown on segunda-feira, 24 de setembro de 2012 | 08:14

O vereador Aldo Andrade, candidato a reeleição de Barra do Corda, foi brutalmente assassinado, na noite deste sábado (23/09) por volta das 23h30min, próximo a um posto de lavagem ao lado do Palácio Show.

O vereador não resistiu aos ferimentos e veio a óbito juntamente com outra pessoa conhecida como Almir que exercia a profissão de borracheiro.  No ano passado, o vereador Aldo Andrade foi espancado em frente ao seu posto de combustível na Cohab.
Andrade pleiteava seu terceiro mandato e fazia parte da Coligação Unidos pela Liberdade, encabeçada pelo candidato a prefeito da oposição Eric Costa (PSC), que disputa a prefeitura com o candidato apoiado pelo grupo atual, Carlito Santos (PTdoB).
A população de Barra do Corda faz um apelo ao Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), à desembargadora Anildes Cruz, que requisite Força Federal para garantir a segurança neste período de eleições.

Edivaldo recebe ministro dos Esportes no próximo fim de semana em ato público

No próximo final de semana, Edivaldo Holanda Júnior (PTC) recebe mais um destaque de peso nacional em sua campanha na disputa pela prefeitura de São Luís. O ministro dos Esportes, Aldo Rebelo (PCdoB), visita a capital maranhense em mais um ato político de destaque nacional em apoio à coligação “Muda São Luís” (PCdoB, PDT, PSB, PTC).
A uma semana do dia 7 de outubro, Edivaldo Holanda Júnior e o candidato a vice, Roberto Rocha (PSB), promovem mais um ato político de grandes proporções para receber o ministro dos Esportes. Aldo Rebelo vem a São Luís como representante nacional do PCdoB, partido que integra a coligação de Edivaldo, e em apoio ao candidato da base aliada à presidenta Dilma Rousseff (PT).
O ministro desembarca no próximo sábado (29), quando participa de ato público na capital. No final de semana, Aldo Rebelo deve seguir para Santa Inês e Caxias em apoio aos candidatos de oposição ao governo do estado. Este é mais um reforço que Edivaldo recebe na campanha, que apresenta o maior crescimento desde o início da campanha em São Luís.
“Os amigos que vêm de outros estados, de outras cidades manifestar apoio à nossa candidatura dizem a São Luís o quanto ela é importante para todo o país. Nossa cidade não pode mais ficar para trás enquanto o Brasil inteiro cresce. O país inteiro acredita na nossa candidatura e na mudança que vamos fazer,” comentou Edivaldo.

Primeira grande caminhada das mulheres reúne milhares em apoio a Elson Santos, em Açailândia


Com um impressionante número de mulheres, foi realizada no último sábado, 22, a Caminhada das Mulheres do 45 em prol da candidatura a prefeito de Elson Santos.
Com entusiasmo e empolgação, a Caminhada das Mulheres do 45, percorreu as principais avenidas e ruas do centro da cidade, onde esbanjava serenidade e alegria, que reina na coligação “Açailândia Unida” do candidato Elson Santos.
Comandada pela primeira dama do município, Zitta Coutinho e a esposa do candidato a prefeito, srª Lucília Reis, participaram também  grandioso movimento o prefeito Ildemar Gonçalves, acompanhado do vice-prefeito, Antonio Erismar, do deputado federal Hélio Santos, dentre outros e vários candidatos a vereador, além do candidato Elson Santos.
Por onde passavam, as Mulheres do 45 contagiavam as pessoas que acenavam das calçadas, varandas e janelas de suas casas. Um fato incontestável se observa no sentimento da população de manter a cidade no caminho certo.

São José de Ribamar comemora aniversário com inaugurações de obras

Written By Unknown on sexta-feira, 21 de setembro de 2012 | 05:40

A Prefeitura de São José de Ribamar promove nesta segunda-feira (24), dia no qual o município comemora 60 anos de emancipação política e administrativa, uma maratona de inaugurações de novas obras.
Serão entregues pela Prefeitura ribamarense dezenas de novas obras de pavimentação.
Serão entregues pela Prefeitura ribamarense dezenas de novas obras de pavimentação.
As inaugurações começam às 10h com a entrega de 20 vias (Ruas Nossa Senhora da Conceição, Tabajaras, Copacabana, São Januário, Estrela, do Campo, do Sossego, da Salina, 01, Bom Jesus, Icaraí, Tropical, Tupinambá, Moura Filho, Luis Fernando; além da 1ª Travessa Moura Filho, 2ª Travessa Moura Filho, 3ª travessa Moura Filho, Travessa Luis Fernando, Rua da Praia 1 e Rua da Praia 2) que foram asfaltadas e urbanizadas no bairro Panaquatira, um dos principais polos turísticos de São José de Ribamar e da Grande Ilha. Juntas, estas vias perfazem um trajeto de mais de sete quilômetros que foi pavimentado com recursos de convênio firmado entre Governo do Estado e Prefeitura.
Em seguida, às 11h, serão entregues as obras de pavimentação da Rua Monte Sinai, no bairro Sarnambi, e das Ruas 01, Projetada, Nova Esperança, Presidente Goulart e Travessa da Rua 01, na Vila São José. Estas obras também foram custeadas com recursos de convênio entre os governos estadual e municipal.

Prefeitura entregará mais de 35 obras de pavimentação e Praça da Juventude.
No período da tarde, a partir das 16h, serão inauguradas as obras de asfaltamento e urbanização das seguintes vias do bairro Vila Alonso Costa: Rua Sol Nascente, Rua da Floresta, Rua da União, Rua das Flores, Rua das Margaridas, Ruas Santa Bárbara, Rua Santa Rita, Rua São José, Rua São Pedro e Rua São Sebastião. Juntas, estas vias perfazem um trajeto de mais de três quilômetros que foi asfaltado e urbanizado também com recursos de convênio firmado entre Governo do Estado e Prefeitura.
Às 18h, os moradores do Jardim Araçagy e bairros vizinhos receberão um grande presente: trata-se da Praça da Juventude, espaço construído em uma área de mais de sete mil metros quadrados e dotado de toda infraestrutura necessária (quadra poliesportiva, Centro de Convivência, campo de futebol, playground, anfiteatro, além de pista para caminhadas) para funcionar como um importante espaço de lazer e entretenimento.
Às 19h, será celebrado um culto ecumênico no santuário religioso da sede do município.
A partir das 19h30, terá início a programação cultural no Parque Municipal do Folclore Therezinha Jansen, situado na orla marítima da sede.
A festa tem início com as apresentações das bandas Dois Corações e Forró de Elite. A partir das 22h30, entrará no palco a atração principal do evento: a banda Forró Sacode, que colocará para dançar os milhares de ribamarenses que irão festejar o aniversário da cidade.

Políticos e empresários são investigados por pedofilia em Timon

Written By Unknown on quarta-feira, 12 de setembro de 2012 | 03:21

Uma rede de pedofilia, que tem a participação de políticos, empresários e funcionários públicos da cidade de Timon vem sendo alvo de investigação pela Promotoria de Infância e Adolescência.
As investigações correm sob segredo de justiça e só iniciaram depois que a filha de um professor universitário, com residência em Teresina, denunciou o aliciamento de sua filha. Existe a possibilidade do pedido de prisão de alguns envolvidos na questão.
As menores estaram sendo aliciadas nas portas de escolas em Timon pelos agenciadores e depois entregues para políticos e empresários em motéis de Tereseina, ou mesmo em festas.
A ação do grupo está sendo mapeada pelo Ministério Público e Conselho Tutelar. Além de praças, avenidas, posto fiscal, Ceasa ou no bairro Alvorada, o Conselho Tutelar havia recebido denúncias das negociações que vão de R$ 100 até R$ 600 com as menores.
Algumas propriedades também estão sendo investigadas nos povoados Roncador e Castel0. O blog já obteve a uma relação de nomes, mas prefere não divulgar para não atrapalhar o trabalho da polícia.

Francisca Primo pede projetos de abastecimento para Buriticupu

Written By Unknown on terça-feira, 11 de setembro de 2012 | 17:55

A deputada Francisca Primo (PT) apresentou requerimento junto à Mesa Diretora da Casa para que seja encaminhado expediente ao secretário de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes), Fernando Fialho, solicitando providências no sentido de determinar que seja analisado e alocado fonte de recurso para execução do projeto de abastecimento d’água nos povoados Vila Pindaré, Presinha e Alto Bonito, situados em Buriticupu.De acordo com a deputada petista, estas comunidades necessitam urgentemente de um sistema de abastecimento d’água como também dos benefícios de saneamento básico, especialmente, água potável de qualidade. Além da falta de água constante nessas localidades, a população dessas localidades sofrem ainda com o iminente perigo de moléstias a que estão sujeitos, especialmente as crianças, que são as que mais sofrem com a escassez de água, inclusive nas escolas. “Nesses povoados possuem escolas que não oferecem água para os seus alunos devido a inexistência do fornecimento”.

Livros sobre história do Maranhão serão lançados no Arquivo Público

Dentro das comemorações de aniversário dos 400 anos de São Luís, dois livros serão lançados no Arquivo Público do Estado do Maranhão (Apem), nesta quarta-feira (12): “Repertório de Documentos para a História da Escravidão no Maranhão 1754-1840” v. I; e “Catálogo dos Registros Gerais: Registros de Atos e da Correspondência do Reino e do Governo do Maranhão 1822-1885”, v. II.

A iniciativa tem o patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), com apoio da Secretaria de Estado de Cultura (Secma).

O primeiro volume de “Repertório de Documentos para a História da Escravidão no Maranhão 1754-1840” é composto de 3.332 verbetes, extraídos de fontes documentais manuscritas, existentes no Apem. "Fornece ao pesquisador informações e indicações de fontes para o estudo e a compreensão da escravidão negra no Maranhão", informou Maria Helena Spindola, historiadora do Apem. Os verbetes representam uma parcela do acervo documental, constituída de uma rica documentação sobre o tema escravidão.

Já o segundo volume do “Catálogo dos Registros: registros de atos e da correspondência do Reino e do Governo do Maranhão 1822-1885”, juntamente com o volume I, já publicado em 2009, fornecem informações relativas aos conteúdos documentais, que registram a vida política, administrativa e social do Maranhão, nos períodos colonial e imperial, favorecendo o trabalho dos interessados no entendimento das várias facetas dos processos históricos do Estado do Maranhão.

Os códigos em que estão assentados os registros dos atos e da correspondência do Reino e do Governo do Maranhão formam um conjunto de 19 volumes. Contém documentos oficiais como patentes e nomeações, ordens reais e suas respostas, contas dadas pelo Governo do Maranhão, avisos provisões, alvarás, decretos, portarias, diplomas, cartas de naturalização, licenças e apostilas.

O Arquivo Público recolhe, organiza, preserva e divulga documentos do Governo, desde o Período Colonial até a atualidade. Produz instrumentos de pesquisa, como catálogos, repertórios, guias de fundo, listagens e inventários, e publicar instrumentos transcritos.

Serviço

Que: Lançamento de livros
Data: 12 de setembro de 2012, às 18h
Local: Hall de entrada do Arquivo Público do Estado
Endereço: Rua de Nazaré, 218 - Centro

Maranhão está entre os Estados que mais registram derrubada de postes

Maranhão já está entre as três capitais que mais registram derrubada de postes no país.  Ano passado, foram contabilizados 1.580 acidentes em todo o Estado. Este ano, de janeiro a agosto, já foram 1.245 registros.
No Estado, a média é de cinco postes derrubados em acidentes, por dia. O Maranhão só perde para São Paulo e Rio Grande.
Em São Luís, somente este mês, já ocorreram 38 acidentes com quebra de postes. As avenidas que mais registram este tipo de acidentes são: Holandeses, Jerônimo de Albuquerque, Daniel de la Touche, São Luís Rei de França e Avenida dos Africanos.
"É preocupante. Acidentes em vias públicas trazem transtornos para todo mundo, sobretudo, para a coletividade", avisou o gerente de impresa da Companhia Energética do Maranhão (Cemar).

Zé Vieira continua na liderança em Bacabal

Written By Unknown on segunda-feira, 10 de setembro de 2012 | 08:45

Mesmo com todos os percalços que tem enfrentado, o deputado federal Zé Vieira continua na liderança da sucessão em Bacabal. Zé Vieira é dono de um grande carisma esse é um dos fatores que o colocam hoje com 41 % das intenções de voto contra 34,25% do segundo colocado, o pecuarista Zé Alberto Veloso.
Os números são de uma pesquisa realizada pelo Instituto Jales, de Teresina, no período no perído de 3 a 5 de setembro. A pesquisa ouviu 400 eleitores na sede e zona rural, e foi registrada sob o protocolo 00173/2012. A margem de erro é de 4,9% para mais ou para menos.
Na modalidade da pergunta estimulada, onde são apresentados os nomes dos candidatos para o eleitor, Zé Vieira continua em primeiro com 44% contra 37% de Zé Alberto, candidato do senador João Alberto. Aqueles que dizem que não sabem em quem vão votar e os que não responderam, totalizam 11 por cento.

No Maranhão, 2.256 candidatos estão inscritos na 1ª fase do exame da OAB

Dos 117.852 candidatos inscritos, em todo o Brasil, na primeira etapa do VIII Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), 2.256 vão fazer a prova no Maranhão. Em São Luís, a aplicação do exame ocorre neste domingo (9), das 14h às 19h (horário oficial de Brasília), no prédio do Uniceuma, no bairro do Anil.
Somente a capital maranhense registrou 1.736 candidatos inscritos. O número corresponde a 1,47% do total de bacharéis em direito ou estudantes do curso do nono e décimo semestres do país. Já a cidade de Imperatriz registrou 520 candidatos inscritos (0,44%).

Para passar para a segunda fase, o candidato deve acertar o mínimo de 40 questões de uma prova objetiva com 80 questões de múltipla escolha. O resultado, segundo a OAB, deve ser divulgado em 19 de setembro.
As questões desta etapa abrangerão as disciplinas profissionalizantes obrigatórias e integrantes do currículo mínimo do curso de direito e, no mínimo, 15% de questões sobre o Estatuto da Advocacia e da OAB e seu regulamento geral, código de ética e disciplina e direitos humanos.

Blog antecipou os números da pesquisa Escutec em São Luis

Written By Unknown on domingo, 9 de setembro de 2012 | 04:29

Contratada pelo Instituto Escutec, pesquisa aponta empate técnico entre o prefeito João Castelo e Edvaldo Júnior. O prefeito de São Luís, segundo levantamento tem 30,6%  e Júnior tem 27,8%.
De acordo com os números do Escutec, mostram Oliveira foi para 12,1%, e Tadeu Palácio ficou em 9,3%.

Abaixo o gráfico do Instituto Escutec:

Número de focos de incêndio no Brasil dobram em 2012

Written By Unknown on sábado, 8 de setembro de 2012 | 18:00

O número de focos de incêndio quase dobrou este ano no Brasil. E um dos principais motivos são as queimadas criminosas para a expansão da agricultura.
No meio da floresta, um caminhão abarrotado de madeira extraída ilegalmente. Quando o helicóptero do Ibama se aproxima, dois homens tentam escapar.
Um deles foge no trator. O outro se esconde na mata. O flagrante foi em Novo Progresso, no sudoeste do Pará, onde uma operação do Ibama embargou seis madeireiras suspeitas de desmatar ilegalmente.
As regiões das florestas nacionais do Jamanxim e de Altamira perderam este ano 17 mil hectares de vegetação nativa.
A cidade respira a fumaça que vem da mata nativa destruída pelo fogo.
Além do Pará, os incêndios florestais também atingem outros estados da região Norte, Nordeste e Centro Oeste.
Em todo o país, o número de focos de calor este ano já é quase 80% maior do que no mesmo período de 2011.
As equipes de fiscalização planejam o combate aos incêndios com base nas informações enviadas por oito satélites, que monitoram os focos de calor, representados por pontos vermelhos. Os dados são atualizados diariamente. E hoje, segundo o instituto Chico Mendes, os parques e florestas nacionais mais atingidos pelo fogo estão na área que vai do Tocantins, passando pelo sudoeste do Pará e sul do Amazonas. Segundo especialistas, a principal causa das queimadas nessa faixa é a expansão agropecuária desordenada. 

“Os incêndios se propagam dessa maneira: a prática de queima em propriedade rural que entra em uma unidade de conservação.
Este ano, os incêndios já consumiram trezentos mil hectares em unidades de conservação federais.
Equipes de brigadistas tentam evitar que os incêndios se alastrem.
Mas a estiagem dos últimos meses não ajuda no combate às chamas.

Polícia Civil do Maranhão Apresenta Suspeito de Ter Abusado Sexualmente de Familiares


A Superintendência de Polícia Civil do interior (SPCI) apresentou, nesta quinta feira (6), Dário Salgado Coelho, 46 anos, suspeito de ter praticado violência sexual contra várias pessoas de sua família, inclusive da sua própria filha, uma adolescente de 16 anos.
O suspeito foi detido na quarta feira (5), em decorrência de um mandado de prisão expedido pela Comarca do Município de Penalva.

De acordo com informações da delegada Regina de França Barros, responsável pelas investigações do crime, Dário Salgado, conhecido por ‘crocodilo2, foi preso pela equipe policial em sua residência, na Rua Benedito Pinto Leis, S/Nº, Bairro Anil, em cumprimento ao mandado de prisão preventiva, expedido pela juíza, Elaile Silva Carvalho. O mandado de prisão de Dário Coelho se deu em função da suspeita dele ter praticado crime de estupro de vulnerável contra algumas pessoas da sua família. Segundo a delegada Regina de França Barros, Dário Salgado foi denunciado por conselheiros tutelares e a assistente social do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Crea), após constatarem que ele teria praticado um estupro contra a sua filha, uma adolescente de 16 anos. Conforme explicou o superintendente de Polícia Civil do Interior, delegado Jair Lima de Paiva Júnior, o que aconteceu com essas pessoas, inclusive as crianças, é um crime que de forma nenhuma merece ficar impune. “A Polícia fez um excelente trabalho em deter esse estuprador, e dá uma resposta rápida a família”, destacou o superintendente.

Investigações

A delegada relatou, ainda, que a partir do conhecimento do caso, desde o dia 21 de agosto, foi aberto um inquérito administrativo para apurar o fato.

Com o andamento das investigações, ficou constatado que Dário Salgado Coelho teria abusado sexualmente, além de sua filha, de sua enteada, da filha da enteada, uma criança de 3 anos, da sua companheira e da sobrinha da sua companheira, uma criança de 4 anos.

Depois de ser apresentado pela delegada Regina de França, nas dependências da SPCI, Dário Salgado Coelho foi encaminhado para o Centro de Triagem no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, onde permanecerá custodiado aguardando veredito da Justiça. 

Candidatos a prefeito de Caxias participam de mais um debate realizado pela TV Band Caxias


Participaram deste segundo debate que foi mediado pela apresentadora e repórter Michelle Rios, os candidatos Agostinho Neto (PSTU); Mundico Teixeira (PT); Paulinho (PMDB); Herbet Dete (PSOL) e Helton Mesquita (PSC).
Caxias - Na noite desta sexta-feira (07), foi realizado nos estúdios da TV Band Caxias canal 13, localizada na rua Aarão Reis, Morro do Alecrim, o 2º Debate das Eleições 2012, entre os candidatos que estão concorrendo a uma vaga na prefeitura de Caxias. O evento aconteceu no feriado de 07 de setembro - uma das datas mais importantes de nosso país, dia da Independência do Brasil, em que se deu o famoso “Grito do Ipiranga”. A emissora proporcionou à população caxiense a possibilidade de analisar as propostas de cada candidato e assim promover democracia.
Dos seis candidatos a prefeito de Caxias, cinco estiveram presentes ao ato democrático, apresentando e confrontando suas propostas e projetos de campanha.  Os candidatos fizeram críticas  sobre a atual administração comandada pelo prefeito Humberto Coutinho, principalmente  no que se diz respeito a realidade que se encontra os setores da saúde e educação no município.
O debate foi mediado pela repórter e apresentadora Michele Rios.
Participaram deste segundo debate os candidatos Mundico Teixeira (PT); Agostinho Neto (PSTU); Herbert Dete (PSOL) e Paulinho (PMDB) e Helton Mesquita (PSC). No primeiro encontro realizado dia 10 de agosto, todos os quatro primeiros candidatos citados estavam, com exceção de Helton Mesquita, que somente neste último compareceu.
O público pôde acompanhar o programa através da TV Band Caxias, Rádio Veneza FM e através do portaldomaranhao.com.
Dentre os temas abordados, os candidatos falaram sobre educação, saúde, segurança, geração de emprego, infraestrutura, dentre outras. Cada tema foi sorteado pela apresentadora. A ordem da fala dos candidatos foi definida por sorteio.
O debate foi dividido em quatro blocos. Com o objetivo de tornar o evento mais dinâmico, na segunda edição da sabatina uma das grandes novidades foi a participação da população caxiense. No primeiro bloco os candidatos responderam a perguntas feitas pelos caxienses.
Já no segundo  e terceiro  bloco os candidatos fizeram as perguntas entre si.
No quarto bloco os candidatos comentaram sobre diversos temas que foram sorteados na hora. Todos tiveram o tempo de dois minutos para a resposta. Ao final, todos os candidatos tiveram um minuto para suas considerações finais.

Judô conquista primeira medalha do Maranhão nas Olimpíadas Escolares

 
O judô maranhense começou as Olimpíadas Escolares 2012, categoria Infantil (de 12 a 14 anos), com um excelente resultado. A judoca Brenda Barbosa, do Colégio Tiradentes, conquistou a primeira medalha do Maranhão nesta edição do maior evento de esporte estudantil do país, que está sendo realizado na cidade de Poços de Caldas (MG). A atleta maranhense garantiu a medalha de bronze na categoria Meio-Pesado (até 64 kg).



Brenda Barbosa entrou na competição como uma das favoritas a subir no pódio. Destaque maranhense no Campeonato Brasileiro Sub-15 de Judô quando assegurou uma vaga para o Sul-Americano deste ano da categoria, a judoca mostrou muita força e técnica para superar suas rivais.
Para chegar ao pódio, Brenda teve de se superar. Após vencer na primeira rodada uma atleta de Pernambuco, a maranhense teve pela frente uma judoca do Amazonas. Apesar de o combate ter sido equilibrado, a maranhense foi derrotada e foi para a repescagem.
Na repescagem, a maranhense não deu nenhuma chance às rivais. Brenda Barbosa passou por atletas da Paraíba e de Santa Catarina para chegar à disputa do bronze. Na luta decisiva um ippon espetacular sobre a judoca do Paraná. Vitória garantida e medalha de bronze no peito.
As disputas do judô prosseguem, neste domingo (9), e o Maranhão, ainda, possui boas chances de medalhas até lá. Além do judô, estão sendo realizadas outras competições individuais: atletismo, badminton, ciclismo, natação, tênis de mesa, xadrez e ginástica rítmica.
Já as disputas dos esportes coletivos começam somente a partir desta terça-feira (11). Ao todo, a delegação maranhense, que é patrocinada pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) é uma das mais numerosas desta edição da competição nacional. Ao todo, o Maranhão levou para Poços de Caldas uma delegação composta por 184 integrantes, entre dirigentes e atletas. No geral, mais de 3.800 atletas de todo o país estão nas Olimpíadas Escolares deste ano.



As informações são da Sedel.

Cidade de São Luís completa 400 anos neste sábado

Localizada no litoral maranhense, São Luís tem influência dos nativos, portugueses, franceses e africanos. Tem ainda, uma diversidade cultural nacionalmente conhecida. Ilha de lendas e mistérios, a capital maranhense completa neste sábado (8), 400 anos. Os títulos de Atenas Maranhense, Capital do Reggae, Ilha do Amor, Capital Brasileira da Cultura e Cidade Patrimônio Mundial da Humanidade, revelam a peculiaridade desta cidade única, chamada São Luís.
Casarões do período colonial em São Luís  (Foto: Reprodução/TV Mirante)
História
São Luís foi fundada, oficialmente, em 1612, quando os franceses, comandados por Daniel de La Touche, passaram a ocupar a região que era uma aldeia Tupinambá. No local, instalaram o Forte de São Luís. Esse momento faz com que São Luís seja considerada a única capital brasileira fundada pelos franceses.
Em homenagem ao rei menino Luís XIII, veio a denominação da cidade. Entretanto, segundo alguns historiadores, O nome da cidade é uma homenagem a outro rei, o rei Luís IX. Segundo o professor Fernando Nascimento Morais, o homenageado em questão foi canonizado e virou santo, daí o nome São Luís. Portugal, ao perceber a ocupação do território, se organizou para expulsar os franceses. Três anos após a ocupação, em novembro de 1615, os franceses foram expulsos, sob o comando de Jerônimo de Albuquerque, que se tornou o primeiro capitão-mor do Maranhão. São Luís também esteve sob o controle holandês no período de 1641 a 1644.
Capital maranhense é a única fundada por franceses. (Foto: Meireles Júnior)Capital maranhense é a única fundada por franceses.

São Luís foi habitada por franceses e holandeses mas foi edificada sob domínio português durante os séculos XVIII e XIV. Nas construções, foram usados azulejos vindos, em sua maioria, de Portugal. Seus casarões e fachadas transformaram São Luís na capital brasileira com maior número de casarões em estilo tradicional português e maior conjunto arquitetônico homogêneo da América Latina
A história urbana da capital maranhense possui características da colonização portuguesa, com reflexos urbanísticos planejados no século XVII. O traçado quadrilátero ortogonal, de influência espanhola, que se adequa à declividade da área. Este traçado auxiliou na expansão do núcleo central, que continua até os dias de hoje. Esta foi uma das características que conferiu, em 1997, à cidade o título de Patrimônio Mundial reconhecido pela UNESCO.

Atenas Brasileira
Após a Balaiada (revolta popular ocorrida entre 1838 e 1841 na Província do Maranhão, pela disputa pelo controle do poder local), o Maranhão atravessou uma época de estabilidade e crescimento econômico.
É nesse momento que a vida cultural em São Luís ganha expressividade com a literatura. Gonçalves Dias, João Lisboa, Cândido Mendes, Odorico Mendes, Sousândrade, Humberto de Campos e outros, são nomes que transformaram o Maranhão no palco da poesia, da prosa e da produção jornalística no século XIX.  Já na transição para o século XX, outros intelectuais maranhenses destacaram-se, como os de Adelino Fontoura, Teófilo Dias, Raimundo Corrêa, Aluízio de Azevedo, Artur Azevedo, Coelho Neto, Graça Aranha, Teixeira Mendes, Nina Rodrigues.

Capital Brasileira do Reggae
O reggae invadiu São Luís no final da década de 70, através dos rádios sintonizados em ondas curtas, pelos quais a população podia ouvir os sons que vinham do Caribe. Atualmente, o ritmo é uma das peculiaridades que mais atraem os turistas para São Luís. São nos salões de reggae que as pessoas podem conhecer e dançar o ritmo sensual.
Ilha de Mistérios
A capital maranhense também é uma ilha cercada de lendas e mistérios. Pode-se destacar duas  lendas como as mais importantes do imaginário maranhense, a Lenda da Serpente de São Luís e o Milagre de Guaxemduba.
A Serpente de São Luís
Conta-se que uma serpente encantada, que cresce sem parar, um dia destruirá a ilha, quando a cauda encontrar a cabeça. O animal gigantesco habitaria as galerias subterrâneas que percorrem o Centro Histórico de São Luís e, embora seu corpo descomunal esteja em vários pontos da cidade (a barriga na Igreja do Carmo, a cauda na Igreja de São Pantaleão). Há quem garanta ser possível observar, através das grades que isolam as entradas do monumento, os terríveis olhos do animal.
Milagre de Guaxenduba
No principal combate travado entre portugueses e franceses, no dia 19 de novembro de 1614, no forte de Santa Maria de Guaxenduba, os portugueses estavam por ser derrotados por sua inferioridade de homens, armas e munições. Então, surgiu entre eles uma formosa mulher envolta em auréola resplandecente. Ao contato de suas mãos milagrosas, a areia era transformada em pólvora e os seixos em projéteis, fazendo com que os portugueses se revigorassem moralmente e derrotassem os franceses. Em memória deste feito, foi a virgem considerada a padroeira da cidade, sob a invocação de Nossa Senhora da Vitória.
São Luís tem o maior conjunto arquitetônico homogêneo da América Latina (Foto: Meireles Júnior)

Conheça os Sete Tesouros da cidade de São Luís

No início deste ano, uma votação pela internet elegeu os Sete Tesouros de São Luís. São locais que, mais do que pontos turísticos, ainda são marcantes para a nossa história.
2012 é um ano de ouro para São Luís. A cidade é patrimônio cultural da humanidade, já recebeu o título de capital americana da cultura, completa 400 anos. Em janeiro, seis recantos e uma herança da colonização portuguesa foram escolhidos em eleição na internet. 32 riquezas da cidade concorriam ao título. O resultado da votação popular elegeu os Sete Tesouros de São Luís.
No Centro Histórico existem cerca de 3.500 prédios com azulejos de fachada, vindos de vários países da Europa, mas principalmente de Portugal. Eles representavam o luxo e a riqueza dos primeiros moradores da cidade.
O maior conjunto azulejar fica na Rua Portugal, na Praia Grande. Lá estão alguns dos principais sobrados, ruas e becos do Centro Histórico. Ainda na Praia Grande, outra riqueza, o Convento das Mercês, que foi erguido em 1654, é tombado como Patrimônio Histórico Nacional. Outro tesouro religioso é a Igreja da Sé, cujo nome original é Igreja de Nossa Senhora da Vitória, que foi construída em 1762.

61 candidatos disputam as 15 vagas da Câmara Municipal

Written By Unknown on sexta-feira, 7 de setembro de 2012 | 18:24

A Câmara Municipal de Buriticupu  terá, a partir do próximo ano, a composição de 15 vereadores.

Na eleição deste ano, 61 candidatos, registrados em 16 partidos, pediram o registro de candidatura. quatro  foram indeferidos. 
O partido que mais registrou candidatos foi o PMN , 15 candidatos. Em seguida estão o PSD, com 8 nomes registrados e o PMDB com 6 candidatos.  os demais partidos registraram pouco menos de 4 candidatos cada um, são eles: PRP, PSDC,PR,PT, PRB, PSB,PTC,PDT, PRTB,DEM, PSC, PCdoB, PTdoB, 

A classe de profissional que mais tem representantes é a dos professores. São 9 profissionais que estão concorrendo a uma vaga na Câmara.

Grito dos Excluidos





Aconteceu hoje as 7 horas da manha , com a participaçao do movimento estudantil e do forum de politicas publicas de Buriticupu , o Grito dos Excluidos e uma manifestação apartidaria que busca por boas politicas publicas : Saneamento Basico , educação , saúde e agricultura . A manifestação contou com cerca de 30 pessoas . O movimento incluiu uma caminhada pelas ruas do centro e discursos de varias lideranças politicas .

O que é

O Grito dos Excluídos é uma manifestação popular carregada de simbolismo, é um espaço de animação e profecia, sempre aberto e plural de pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos.
O Grito dos Excluídos, como indica a própria expressão, constitui-se numa mobilização com três sentidos:
  • Denunciar o modelo político e econômico que, ao mesmo tempo, concentra riqueza e renda e condena milhões de pessoas à exclusão social;
  • Tornar público, nas ruas e praças, o rosto desfigurado dos grupos excluídos, vítimas do desemprego, da miséria e da fome;
  • Propor caminhos alternativos ao modelo econômico neoliberal, de forma a desenvolver uma política de inclusão social, com a participação ampla de todos os cidadãos.

Imperatriz, Pedreiras, Barra do Corda e Bacabal têm novos juízes


Os juízes Marco Adriano Ramos Fonseca, Marcelo Testa Baldochi, Antonio Elias de Queiroga Filho e Marcelo Silva Moreira foram empossados na quarta-feira, 5 em novas comarcas pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Antonio Guerreiro Júnior, que desejou a eles sucesso nas novas funções. “As promoções, só serão viabilizadas após o período eleitoral, para que não ocorram prejuízos à Justiça e Democracia”, anunciou Guerreiro Júnior ainda na sessão administrativa que antecedeu os atos. Marco Adriano Ramos Fonseca tomou posse na 1ª Vara de Pedreiras. “Assumo a nova comarca com o compromisso de conseguir um bom desempenho, por meio de novas estratégias a serem discutidas com os servidores”, ressalta. O magistrado informou que cerca de 1.400 processos estão em andamento em Bacuri, onde é titular.
Marcelo Baldochi passa a atuar na 3ª Vara de Família de Imperatriz. “Deixo a comarca de Senador La Roque em situação processual organizada, com 200 processos tramitando regularmente. Na nova comarca terei o mesmo empenho, colocando as pautas de audiências em dia e dando celeridade aos processos”, afirma.
Antonio Elias de Queiroga Filho foi empossado na 1ª Vara de Barra do Corda, para onde foi promovido pelo critério de merecimento. Em três anos de trabalho, o juiz diz que encontrou a comarca de Pio XII com 3 mil processos. Deixa a comarca com cerca de 1.400 processos. “Trabalhamos bastante para atingirmos essa média. Continuaremos lutando por uma Justiça mais ágil”.
Promovido por merecimento, Marcelo Moreira irá para o Juizado Especial Cível e Criminal de Bacabal. “A exemplo de Barreirinhas, atuaremos com idêntico empenho e dedicação em Bacabal”, garante.
Participaram da posse o desembargador aposentado Mário Lima Reis, os juízes Francisca Galiza e José Nilo Ribeiro Filho (auxiliares da presidência) e José Brígido Lages (presidente da AMMA).

Maranhão quer 100% de ruas pavimentadas

Em 2016, Rio Grande da Serra não sofrerá com problemas de pavimentação. Pelo menos é o que promete o candidato Gabriel Maranhão (PSDB). De acordo com o governista, a meta é cumprir a demanda de 15% das ruas da área urbana da cidade que ainda têm piso de terra.
"Se minha gestão seguir o mesmo ritmo da atual, tenho certeza de que não precisaremos mais nos preocupar com pavimentação no fim do mandato", explanou o apadrinhado do prefeito Adler Kiko Teixeira (PSDB). Maranhão estima que no biênio 2011-2012 a administração da qual foi secretário de Obras calçou 40 mil m² de ruas e avenidas em todos os bairros do perímetro urbano.
Bairros periféricos próximos a nascentes não entram na conta de Maranhão. "Esses locais têm características rurais, como o bairro Pouso Alegre e o Sete Pontes. A proximidade de nascentes e da Represa Billings também é outro fator que impede a pavimentação destes endereços."
O foco ambiental se faz presente também quando o assunto é a manutenção da pavimentação, outra preocupação de Maranhão. "Detectamos essa necessidade há um tempo, tanto que tornou-se proposta de nosso plano de governo", considerou o candidato, que vai continuar implementando material de paralelepípedo nas vias. Além de permitir conclusão de obras em menor tempo do que asfaltamentos, o mecanismo rochoso admite ainda escoamentos da água das chuvas diretamente para lençóis freáticos e aquíferos.
Para a implementação de novas pavimentos, o material usado será o sextavado, que consiste na escoação mais rápida. O asfalto também será utilizado por Maranhão, entretanto, apenas em avenidas mais movimentadas. "Ele é mais resistente, suporta melhor automóveis pesados", completou o tucano.
Outra vantagem do sextavado é que pode ser realocado para outro endereço. "Quando asfaltamos avenidas do Centro, utilizamos esse modelo na pavimentação da Vila São João e do Parque América", finalizou.
 
| |
© 2011. Blog do Gilvan Ribeiro - direitos reservados